quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Arrebatamento da Igreja


III) O ARREBATAMENTO DA IGREJA

1 - O Que É Arrebatamento Da Igreja?

“Eis que eu vos digo um mistério; na verdade nem todos nós dormiremos, mas todos seremos transformados!!! (I Co 15:51)
Como vimos o Arrebatamento da Igreja é o mistério dos séculos.
Trata-se da 1ª fase da 2ª vinda de Cristo, chamada de “a bem-aventurada esperança.” (Tt 2:13).
Nessa 1ª fase, acontecerá o rapto dos fiéis vivos, logo após a ressurreição dos que morreram em Cristo.
“Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.”
(I Co 15:51)
Nessa 1ª fase Ele virá para os seus, para realizar a redenção do corpo (Rm 8:23). Na 2ª fase Ele virá com os seus.
“De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com estas palavras.” (I Ts 4:16-18)


2 - Quando Será O Rapto Da Igreja?

“Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.” (Mt 24:36).
“E disse-lhes: Não nos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder.” (At 1:7)
Há coisas que Deus não revelou (Dt 29:29), mas no que temos revelado na Sua Palavra é o suficiente para sabermos que certamente o Arrebatamento da Igreja, não será em meio ao Período Tribulacional, que durará sete anos.
“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de grutomaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face da Terra.
Vigiai pois em todo tempo, orando, para que sejais havidos dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem.”
(Lc 21:34-36)
“E esperar dos céus a Seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Ts 1:10)
“Ah! Por que aquele dia é tão grande que, não houve outro semelhante! E é o tempo de angústia para Jacó: ele porém será livrado dela.” (Jr 30:7)
Para entendermos melhor a idéia do Arrebatamento Pré-tribulacional, ou seja, antes do Período Tribulacional, vamos analisar algumas características da misericórdia de Deus.
·         Enoque andou com Deus e foi transladado antes do dilúvio. (Gn 5:24; Hb 11:5).
·         Noé foi salvo através da arca que simboliza Cristo, e foi elevado às alturas sete dias antes das águas do dilúvio cobrirem a Terra. (Gn 7:10; Hb 11:7)
·         Ló foi salvo pelos anjos antes da destruição de Sodoma e Gomorra. (Gn 19).
“Mas no dia que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.” (Lc 17:29)
·         José casou-se com uma gentia antes dos sete anos de fome no Egito. (Gn 41:45-55)
·         José é o maior tipo de Cristo na Bíblia, e a mulher gentia simboliza a Igreja de Cristo.
·         Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo, antes da conquista de Israel. (II Rs 2:11).
A nação de Israel conquistará sua vitória sobre o Anti-Cristo na Batalha do Armagedom, porém a Igreja, a Noiva de Cristo, Santa e Imaculada não sofrerá os juízos da chamada: Grande Tribulação; pois os castigos são para os ímpios.
A propósito, você deixaria sua noiva ser violentada?
Tão pouco Cristo permitirá que Sua Noiva, a Igreja, seja afligida pelo dilúvio de açoites que virá sobre aqueles que não quiseram reservar azeite para suas lamparinas. (Mt 25:1-13)


3 - Como Será O Arrebatamento Da Igreja?

Jesus desta vez, nesta 1ª fase da Sua 2ª vinda, não virá a Terra.
Ele está atualmente assentado à direita de Deus-Pai. (Hb 1:3); a qualquer momento Ele receberá a ordem do Pai, para descer às nuvens com todos os santos anjos e os fiéis, que aguardam ansiosos por justiça.
“Nós cremos que Jesus morreu e foi ressuscitado. Assim cremos que Deus vai trazer, com Jesus, os que morreram crendo nele.” (I Ts 4:14)
“Então nós, os que estivermos vivos, seremos todos reunidos com eles nas nuvens, para nos encontrar com o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com ele.” (I Ts 4:17)
O arrebatamento será muito rápido “Como um relâmpago” (Lc 17:24); e “num momento, num abrir e fechar de olhos” (I Co 15:51); ou seja, num átomo de tempo ou ainda, numa fração de segundo, numa velocidade tão rápida quanto a luz (300.000 km/s) seremos transformados misteriosamente à outra forma de vida. Glória Deus!!!


4 - Onde Se Dará O Arrebatamento Da Igreja?

O Arrebatamento terá lugar nos ares, e desta vez, na 1ª fase da 2ª vinda, Jesus não virá à Terra, mas descerá até às nuvens, e como um imã sobre peças que são atrativas a Ele, atrairá todos os fiéis para si. (Jo 12:32)
Assim como se vê primeiro o relâmpago e depois de alguns segundos o som do trovão (porque a luz é mais rápida do que o som) também o Arrebatamento acontecerá primeiro, e depois ouvir-se-á os gritos de lamentos dos que aqui ficarem. Imagine os pilotos de avião desaparecendo em pleno vôo?!
Motoristas fora do volante de carros em velocidade!?
A confusão generalizada de repórteres de jornais, ráidio e televisão correndo atrás de informações sobre o que estará acontecendo no mundo inteiro ao mesmo tempo!? E os políticos e as polícias estaduais e federais, desesperados para conter a população em pânico e revoltados pela ausência de entes queridos!? E os chamados “líderes espirituais” se escabelando para explicar os “fiéis” o desaparecimento de parentes que um dia se converterá a Cristo!? E as crianças das creches e colégios que sumirão em massa!? E os cientistas e teólogos que certamente serão os mais procurados entre todos!? Nesse tempo a Bíblia será consultada mundialmente com tanta “fome e sede” de ouvirem uma resposta consoladora e orientadora ao mesmo tempo de como se proceder dali pra frente. O que será que está ainda para acontecer!? Logicamente que o Anti-Cristo não perderá tempo em se aproveitar do momento caótico de desesperanças, dúvidas e anseios, para se apresentar em cadeia mundial através da televisão por via satélite, com uma mensagem sutil e entorpecedora, que com eloqüência e ardis psicológicos injetará nas alunas aflitas e temerosas uma boa dose de “sossega leão”, estabelecendo assim uma calmaria social e paz fictícia, proveniente de sua capacidade de enganar as pessoas com promessas falsas.
“O perverso chegará com poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas. E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar.” (II Ts 2:9,10)


5 - Quem Será Arrebatado?

O Arrebatamento será invisível, silencioso, momentâneo e de improviso para o mudo. Só a Igreja de Cristo, os salvos pela graça de Deus mediante a fé em Jesus em confissão de seus pecados; uma vez genuinamente arrependidos, convertidos pelo Evangelho e santificados pelo Espírito Santo, terão achado graça diante de Deus, e portanto são dignos de receberem um corpo glorioso semelhante ao de Jesus quando foi ressureto dentre os mortos, após três dias que fora crucificado.
“Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.” (Fp 3:21)
Vejamos agora alguns versículos que mostram quem será arrebatado.

·         Os que estiveram vigilantes

“Por isso, estai vós apercebidos também porque o Filho do homem há de vier à hora em que não penseis.” (Ht 24:44)
“Vigiai pois em todo tempo, orando para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lc 21:36)

·         Os que estiverem cheios de fé

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus.” (Ef 2:8)
“...Mas, quando o Filho do homem vier, será que vai encontrar fé na Terra?” (Lc 18:8)

·         Os que já confessaram os seus pecados a Cristo.

“A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Rm 10:9)
“Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para salvação.” (Rm 10:10)





·         Os que se arrependeram e se converteram

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim o tempo do refrigério pela presença do Senhor” (At 3:19)

·         Os que estiverem em santificação

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:14)
“Porém nela não entrará nada que seja impuro nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente os que têm os seus nomes escritos no livro da, que pertence ao cordeiro.”


6 - E Os Fusos Horários?

“Digo-vos que naquela noite estarão dois na cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas moendo; uma será tomada e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.” (Lc 17:34-36)
O Rapto da Igreja será de caráter mundial e em uníssono sobre todo o globo terrestre, abrangendo assim, todos os continentes, raças, tribos e nações; independentemente das circunstâncias peculiares à cada fuso horário.
“Dois na cama”, indica uma condição noturna, em que os casais, mesmo sendo um crente, e outro não, se unem sob um mesmo teto e uma mesma cama, em submissão a Palavra de Deus.
“Aos outros digo eu mesmo, e não o Senhor: se um homem cristão é casado com uma mulher que não é cristã, e ela concorda em continuar vivendo com ele, que ele não se divorcie dela. E, se uma mulher cristã é casada com um homem que não é cristão, e ele concorda em continuar vivendo com ela, que ela não se divorcie dele. Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenciam a Deus. Mas sendo assim, eles pertencem. Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz. Esposa cristã, como é que você pode ter certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?” (I Co 7:12-16)
A expressão “Duas estarão juntas, moendo” no texto acima supracitado, refere-se ao período matinal, em que as mulheres de Israel costumam moer o trigo para assar os pães para o café da manhã.
E “Dois estarão no campo”, fala dos trabalhadores em plena atividade nos campos de lavouras e pomares, em pleno dia claro.
Todos esses estágios mostram que o arrebatamento será ao mesmo tempo, em toda face da Terra.


7 - E A Ressurreição Dos Santos?

“Não quero, porém irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não entristeçais, como os demais, que não tem esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele.” (I Ts 1:13,14)
“Mas alguém perguntará: Como é que os mortos são ressuscitados? Que tipo de corpo deles vão ter? Seu tolo! Quando você semeia uma semente na Terra, ela só brota se morrer. E o que foi semeado é apenas uma semente, talvez um grão de trigo ou outra semente qualquer e não o corpo já formado da planta que vai crescer. Deus dá a essa semente o corpo que ele quer e dá a cada semente um corpo próprio.
E a carne dos seres vivos não é toda do mesmo tipo. Os seres humanos têm um tipo de carne; os animais, outro; os pássaros, outro; e os peixes, ainda outro.
Há também corpos do céu e corpos da Terra. Existe um tipo de beleza que pertence aos corpos celestes, e há outro que pertence aos corpos terrestres. O som tem o seu próprio brilho; a lua, outro brilho; e as estrelas têm um brilho diferente. E mesmo as estrelas têm diferentes tipos de brilho.
Pois será assim quando os mortos ressuscitarem.
Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, será imortal. Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas quando for ressuscitado, será bonito e forte. Quando é sepultado, é um corpo material; mas quando for ressuscitado, será um corpo espiritual. É claro que, se existe um corpo material, então tem de haver também um corpo espiritual. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo.” Mas o último Adão, Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida. Não é o espiritual que vem primeiro, mas sim o material; depois é que vem o espiritual. O primeiro homem foi feito do pó da Terra; o segundo veio do céu. Os que pertencem à Terra são como aquele que foi feito do pó da terra; os que pertencem ao céu, são como aquele que veio do céu. Assim como somos parecidos com o homem feito do pó da terra, assim também seremos parecidos com o homem do céu.
Meus irmãos, o que quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus, e o que é mortal não pode ter a imortalidade.
Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados. Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer. Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem:
“A morte está destruída! A vitória é completa!”
“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?”
O que dá a morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei. Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!
Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.” (I Co 15:35-58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário